MGERMINA Blog


Pequenas diferenças no cunho das moedas do Real

Só a título de curiosidade tempos atrás se observou que as moedas de centavos tinham sofrido pequenas alterações de layout, só perceptíveis a olhos mais atentos. Isso já faz um bom tempo mas o assunto voltou a baila na palestra do pessoal da Casa da Moeda no último Congresso Numismático. Como eu só toquei no assunto mas não tinha na hora as moedas para mostrar tive que correr atrás para ver se encontrava as 2 moedas para confrontar as diferenças e acabei encontrando as de 10 centavos. Até 2002 é um cunho e a partir de 2003 é outro cunho, vejam as fotos. Acredito que os outros valores de centavos tenham essas alterações tbm.



Categoria: Numismatica
Escrito por Marcelo Germinário às 12h58
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




ENSAIOS DE CÉDULAS

Para a cédula chegar a entrar em circulação, há todo um processo que envolve a escolha dos desenhos, layouts, temas, cores, etc. Antigamente esses ensaios eram apresentados pelas empresas impressoras estrangeiras, não vou saber informar com precisão se era por convite ou licitação pública. Depois que a Casa da Moeda passou a fabricar as cédulas seus próprios artistas que fazem os ensaios. As aprovadas são as que os colecionadores conhecem, muitas porem ficaram só na base do ensaio, guardadas em gavetas ou arquivos.

Consegui algumas imagens para que vocês tenham idéia de que forma isso ocorre, as imagens podem estar sem as cores originais porque é scaneamento de xerox da cópia de não sei o que já que não dava para ter esses exemplares em mãos:

projeto para a nota de 100.000 Réis do Santos Dumont, que não foi aproveitado.

Projeto da cédula de 10.000 Cruzeiros contemporânea da que circulou na década de 60 cataloga como C060. Essa seria a 2a. estampa, vai se saber porque não foi aprovada....

Estas acabaram não entrando em circulação por conta da criação do Cruzeiro Real e consequente corte de 3 zeros. Veja que quase naõ sofreram alterações. Essas imagens são do fotolog do Leandro Brito, visitem no endereço: http://ubbibr.fotolog.com/leandrobrito/

Para finalizar a cédula da Rendeira que era para sair junto com a da Baiana. Por conta da implantação futuro do plano Real acharam melhor colocar apenas a da Baiana em circulação pois seria por curto tempo e assim foi cancelada a fabricação dessa cédula.



Categoria: Numismatica
Escrito por Marcelo Germinário às 15h33
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]


[ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]


 
Histórico
    Categorias
      Todas as Categorias
      Numismatica
    Outros sites
      MGERMINA - Cédulas & Moedas para Coleção
      Promonumis - Loja Virtual
      UOL - O melhor conteúdo
      QUERIDO LEITOR - Blog da Rosana Hermann
    Votação
      Dê uma nota para meu blog